MBA

mba

Os MBAs britânicos se propõem a aprimorar a experiência de trabalho e fornecer um alto nível de conhecimento em Administração, Negócios e Gerenciamento. O MBA mais comumente conhecidoabrange todos os aspectos de administração de negócios bem como Finanças, Contabilidade, Marketing, e Gerenciamento Estratégico. Já os MBAs específicos são mais voltados para o mercado e enfocam disciplinas específicas, tais como Varejo, Agrobusiness (para os setores de petróleo e gás) e Administração no Setor Público.

Os MBAs britânicos são reconhecidos como mestrados na Europa. Entretanto, no Brasil, são considerados programas de pós-graduação lato sensu (de especialização ou aperfeiçoamento), que não conferem o título de mestre.

Sejam voltados para áreas profissionais específicas ou não, MBAs tem um conteúdo de estudo e trabalhos intenso e repleto de desafios. Espera-se que o estudante trabalhe com uma quantidade imensa de material, complete projetos, ensaios e faça apresentações regularmente. Os métodos de ensino característicos de um MBA incluem estudos de casos, simulações e jogos de negócios.

Na maioria dos casos, o MBA britânico tem duração de 1 ano, em período integral. Em outros, o curso pode se estender por 1 ano e meio aproximadamente anos, com um período de experiência profissional no próprio Reino Unido ou no exterior.

EUA

A maioria dos cursos americanos de administração—independentemente da especialização—irão treiná-lo nos princípios da administração de empresas em geral, o que seria uma combinação de contabilidade, economia, finanças, marketing e estatística, entre outras matérias. As universidades americanas também oferecem um leque de programas de MBA especializados e de aulas para aperfeiçoar a sua formação. Dependendo dos seus planos de carreira, você encontrará programas que oferecem uma abordagem mais concentrada em administração de empresas, finanças, recursos humanos, tecnologia da informação, marketing, administração de sociedades sem fins lucrativos e outros tópicos.

A maioria dos programas de MBA tem relações com os empresários e líderes comerciais locais. Algumas instituições podem proporcionar oportunidades excelentes de contatos profissionais e perspectivas de carreira no campo que escolher. Nova York, por exemplo, é um dos maiores centros bancários e financeiros do mundo, enquanto a região de São Francisco abriga muitas companhias de tecnologia importantes.

Fontes: British Council/Study USA